sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Celta

Celta (ou Suzuki Fun como é conhecido na Argentina) é um carro popular categoria 1.0L (um ponto zero),(ele também ja teve versões 1.4L (um ponto quatro)) da Chevrolet produzido no Brasil. Concorrente direto de outros carros populares como o Uno da Fiat, do Gol da Volkswagen e do Ka da Ford. O celta é um hatchback e no final de 2005 e início de 2006 foi lançada a versão sedan do carro, chamada Prisma.
Sua plataforma é a mesma da segunda geração (na América 1ª geração) do Chevrolet Corsa.

O Celta originou-se do projeto Blue Macaw (Arara-Azul) da montadora Chevrolet, divisão brasileira da GM. A proposta inicial do fabricante era produzir um carro acessível às camadas demográficas menos abastadas com linhas atraentes e custo de manutenção baixo. Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil. O modelo foi lançado em 2000 na fábrica de Gravataí no Estado do Rio Grande do Sul. A inauguração da fábrica contou com a presença do então presidente Fernando Henrique Cardoso. O veículo agradou o consumidor brasileiro. Um ano depois do seu lançamento em 2001 já haviam sido comercializadas 100 mil unidades do pequeno carro. Até dezembro de 2005 haviam sido comercializadas 560 mil unidades.
Para um automóvel de pequeno porte, o Celta se sai muito bem no trânsito urbano, pois além de pequeno é um carro econômico, prático e tem um desempenho interessante para um automóvel de 1000 cilindradas que pesa em torno de 800 kg, com excelente aceleração, graças ao seu câmbio com relações de marcha bastante curtas. Por ser um veículo direcionado seu interior e acabamento são simples. A caixa de direção é bastante leve por girar uma volta a mais que a maioria dos automóveis normais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário